O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) que não tem intenção de demitir Jerome Powell, atual presidente do Federal Reserve (Fed), apesar das críticas que já fez à condução da política monetária americana.
“Não pretendo demiti-lo. Gostaria apenas de vê-lo um pouco mais ativo em relação à sua ideia de reduzir os juros”, disse Trump em entrevista.
A declaração veio em um momento de pressão por cortes nas taxas de juros, impulsionada por indicadores econômicos mais amenos, como a queda nos preços da energia e dos alimentos, além de sinais de desaceleração na inflação. Segundo Trump, o momento seria ideal para que o Fed adote uma postura mais agressiva de estímulo à economia. Apesar do tom crítico, Trump reconheceu a autonomia do Fed e reafirmou que Powell continuará no cargo até o fim de seu mandato, em maio de 2026. O presidente do Fed, por sua vez, já afirmou em outras ocasiões que não renunciará ao cargo mesmo que seja pressionado a fazê-lo.
Mercado reage, mas se recupera
As declarações do presidente geraram instabilidade nos mercados financeiros. Houve uma queda inicial nos principais índices acionários e no valor do dólar, mas o cenário começou a se estabilizar após Trump deixar claro que não haverá mudanças na liderança do banco central. Nos Estados Unidos, a legislação impede a demissão do presidente do Fed sem uma “causa justificada”, o que protege a independência da instituição e garante estabilidade nas decisões de política monetária.
As declarações recentes de Donald Trump, sinalizando que não pretende demitir Jerome Powell também repercutiram no universo das criptomoedas. Após momentos de instabilidade causados por incertezas políticas, o mercado cripto apresentou sinais de recuperação.
Além disso, a possibilidade de cortes nos juros nos Estados Unidos, defendida por Trump, é vista por muitos analistas como um fator positivo para o mercado cripto. Juros mais baixos tendem a impulsionar investimentos em ativos alternativos, como o Bitcoin e outras criptomoedas, por aumentarem a busca por maior rentabilidade em meio à liquidez do mercado.