Zelensky pede cessar-fogo imediato com a Rússia, Putin propõe negociações diretas em Istambul

bitcoin
Bitcoin (BTC) $ 103,970.00
ethereum
Ethereum (ETH) $ 2,702.24
solana
Solana (SOL) $ 183.72
avalanche-2
Avalanche (AVAX) $ 25.98
official-trump
Official Trump (TRUMP) $ 13.67
pepe
Pepe (PEPE) $ 0.000014
xrp
XRP (XRP) $ 2.58

Publicado em

12 maio, 2025 18:37

Atualizado em

12 maio, 2025 18:39

Compartilhar

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reiterou nesta segunda-feira (12) seu apelo por um “cessar-fogo total e incondicional” com a Rússia, afirmando que a Ucrânia está pronta para iniciar negociações de paz imediatamente. Ele destacou que não há sentido em continuar com mortes nem por um único dia, e que o mundo inteiro tem esperado por isso há muito tempo. O líder ucraniano espera que a Rússia confirme um cessar-fogo duradouro e confiável a partir de hoje, 12 de maio. Ele também afirmou que a Ucrânia está pronta para dialogar.

 

 

Em resposta, o Kremlin rejeitou a proposta de cessar-fogo de 30 dias apresentada por Kiev, considerando “inadmissível” o tom utilizado, que incluía ameaças de novas sanções caso a Rússia não aceitasse a trégua. Dmitri Peskov, porta-voz do presidente russo Vladimir Putin, afirmou que “não se pode falar com Rússia com esse linguagem”.

Apesar da rejeição russa, Putin propôs negociações diretas com a Ucrânia em Istambul na próxima quinta-feira (15), sem condições prévias. Zelensky considerou essa proposta uma “sinal positiva” e desafiou Putin a um encontro cara a cara em Istambul. O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, foi solicitado como mediador para facilitar o diálogo e alcançar a paz.

Além disso, Zelensky revelou que conversou com o Papa Leão XIV sobre a guerra na Ucrânia e solicitou a assistência do Vaticano para recuperar as crianças ucranianas deportadas para a Rússia durante o conflito. Ele agradeceu ao Papa pelo apoio à Ucrânia e à busca por uma paz justa e duradoura.

A situação continua tensa, com a Rússia retomando os ataques massivos com drones na Ucrânia após expirar sua pausa de três dias. A Força Aérea ucraniana informou que a Rússia lançou 108 drones de ataque e simuladores a partir de seis direções diferentes, dos quais 60 foram abatidos e outros 41 não atingiram os alvos.

A comunidade internacional continua acompanhando de perto os desenvolvimentos e espera que as negociações em Istambul possam abrir caminho para uma resolução pacífica do conflito.

Acompanhe as Novidades sobre o Mercado de Cripto e Economia Global no Meu Canal do Telegram! Acesse: CANAL GEMAS CRYPTO